(11) 4678 1461 | (11) 4678 1564

Projeto Social Talita Cumi

O Projeto Social Talita Cumi iniciou suas atividades nas dependências da Igreja Luterana situada na cidade de Ferraz de Vasconcelos/SP, no ano de 1981. A iniciativa partiu do Pastor Zulmir Penno com a intenção de atender as crianças de 3 a 6 anos, de baixa renda do município.

A preocupação partiu também da real situação da cidade que apresentava falta de infraestrutura, migração nordestina e dificuldades dos governantes em administrar o município. Por conta disso Ferraz de Vasconcelos transformou-se em um aglomerado de bairros e vilas muito pobres e com desigualdade social.

O projeto foi regularizado legalmente por meio de um convênio assinado com a Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas de São Paulo – OASE/SP e era mantido com recursos da comunidade, da OASE e do Governo Federal. Com o decorrer do tempo a instituição foi atraindo cada vez mais alunos, desde crianças de baixa renda a crianças de famílias tradicionais.

A partir de 1983, deu início paralelamente ao Centro Social, o Recreio Infantil Peixinho Dourado para auxiliar com recursos financeiros. Fornecia-se a mesma qualidade de ensino, porém com mensalidades, atendendo os anseios das famílias tradicionais que tinham condições de pagar pela educação de seus filhos. Esse recurso foi fundamental para custear as despesas com o projeto sócio educacional.

Ao longo dos anos o desenvolvimento de uma educação de qualidade surgiu por iniciativa dos próprios pais. Foi proposto incluir além da Educação Infantil, o Ensino Fundamental no projeto Peixinho dourado. A proposta foi aprovada em Assembleia Geral da Comunidade Luterana no ano de 1992 para então iniciar a ampliação geral da instituição.

Atualmente o Projeto Social Talita Cumi é mantido pelo Instituto Educacional Luterano. São matriculadas anualmente cerca de 70 crianças com idade de 4 e 5 anos. Os alunos do projeto são atendidos no período matutino (7h30 às 12h30) e recebem diariamente café da manhã e almoço, além de terem a oportunidade de semanalmente participarem com professores especialistas nas aulas de Música, Educação para a Vida e Educação Física. Temos a preocupação pela excelência na qualidade pedagógica, onde nos comprometemos com a formação integral dos alunos, valorizando o processo de construção de conhecimentos e enfatizando a solidariedade entre as pessoas, com uma educação voltada ao desenvolvimento da autonomia e da ação responsável em relação ao meio físico, biológico, social e cultural.

Nosso objetivo é garantir a criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito a proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças. Desta forma, cumprimos um papel social onde é propiciado o desenvolvimento da identidade da criança por meio de atividades diversificadas na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis.