(11) 4678 1461 | (11) 4678 1564

Pais no Luterano

Pais no Luterano
16 de novembro de 2015 Zwei Arts

Pais no Luterano

O encontro de pais se deu num momento importante do processo de ensino e aprendizagem, pois passamos por balanços e analisamos o resultado de mais um ano. Pelo que foi visto no encontro, podemos considerar extremamente positivo, a participação dos pais foi maciça e culminou num delicioso lanche compartilhado, proporcionado em parceria com os professores que gentilmente se dispuseram e contribuíram bastante, demonstrando o pleno envolvimento de todos e deixando a gestão muito agradecida.  Em prosseguimento, tivemos a confraternização por meio de dança e dinâmicas propostas pelos professores de Educação Física (Elane, Neylor e Robert).

A apresentação da Professora Doutora Rosangela foi bastante esclarecedora acerca das características da Rede Sinodal e os diferenciais das Escolas que dela fazem parte.  O contexto histórico foi apresentado, abordando o início das atividades no Brasil com a chegada dos primeiros imigrantes alemães, em São Leopoldo, em 1824. Houve divulgação dos números de Escolas Evangélicas ao longo do tempo e o esclarecimento das motivações para Escolas Evangélicas.

Em relação à origem e a estrutura da Rede Sinodal, a palestrante remontou, com o uso de um quadro cronológico, as ações da Rede para o desenvolvimento e estrutura que instituísse nas escolas ações comuns para organizá-las dentro dos preceitos instituídos, como a “Elaboração dos princípios pedagógicos da Rede Sinodal de Educação”, em 2005.

A Rede Sinodal conta com 51 escolas, atualmente. Sendo: trinta e oito no Rio Grande do Sul,  duas no Paraná, oito em Santa Catarina, uma no Mato Grosso e uma em São Paulo (Instituto Educacional Luterano). Tem 40.500 alunos, 3.350 professores e 2.100 funcionários. Houve, de 2009 até os dias atuais, um crescimento representativo na quantidade de alunos, pois em 2009 apresentava o número de 36. 395 e hoje constam 40.500.

A estrutura da Rede Sinodal é composta por Assembleia Geral, Conselho de Educação, Conselho de Ética, Conselho Fiscal e Direção Executiva em suas respectivas atribuições. Há disponibilidade de materiais para o direcionamento das ações, assim como formações para difundir esse material visando integração entre as partes envolvidas neste processo educacional.

A Professora Doutora enfatizou os princípios da Rede Sinodal estabelecendo vínculos afetivos ao se atrelar aos valores humanos essenciais, sendo eles: Autonomia, Conhecimento, Ética, Busca da Excelência, Humildade, Abertura ao novo, Solidariedade e Referencial luterano, como ensejo para o pleno desenvolvimento do aluno em contribuição à sociedade.

A instituição assegura esse direito aos integrantes do corpo escolar por meio de: Eventos para o corpo discente, Eventos para o corpo docente, Cursos e Seminários para diretores, Cursos e Encontros para Equipes Pedagógicas, realizados com o máximo envolvimento de todos, propiciando momentos de intensa troca de experiências e aprendizado.

Para o Corpo Discente há o Encontro de Lideranças Estudantis, Escola de Liderança Jovem, Encontro de Conjuntos Instrumentais ( ENCORE), Encontro Nacional de Dança (ENDASE), Amostra de Teatro (ATESE), Encontro de Corais Juvenis (ENCORSE), Olimpíada Nacional (ONASE), na qual o Instituto Educacional Luterano participou e Amostra de Vídeo (AMOVISE).  Nos Eventos Regionais para Corpo Discente houve Intercâmbio de Teatro Infantil (INTESI), Dia do Canto e o Encontro de Dança.

Nos Cursos para formação de lideranças há Estudos Avançados em Educação, Curso de Capacitação de Coordenadores Pedagógicos e de Orientadores Educacionais, assim como Especialização em Gestão Escolar – em parceria com ISEI e SETREM.

Para os Eventos às Equipes Pedagógicas foram proporcionados o Encontro Nacional e Regional de Equipes Pedagógicas e o Curso de Qualificação de Equipes Pedagógicas. Para Diretores desenvolveram Assembleia Geral, Seminário de Diretores, Reunião Regional de Diretores e Curso de Qualificação para Diretores. Ao Corpo Docente foram oferecidos os Cursos e Encontros para professores de diversas áreas do conhecimento.