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Histórico

A história do Instituto Educacional Luterano teve início na cidade de Ferraz de Vasconcelos no ano de 1981. Em meio à expansão do comércio nas duas principais avenidas: XV de Novembro e Avenida Brasil e na medida em que a cidade se desenvolvia, a concentração de riqueza e marginalização das massas passaram a fazer parte da cidade de Ferraz de Vasconcelos, semelhante ao que ocorria na região metropolitana de São Paulo.

Na época, a falta de infra-estrutura, a migração nordestina e dificuldades dos governantes em administrar o município, transformaram Ferraz de Vasconcelos em um aglomerado de bairros e vilas muito pobres e com desigualdade social. Neste sentido, no Brasil de 1981, cerca de 80% da população era considerado analfabeto. Preocupados com esse quadro, a comunidade Luterana de Ferraz de Vasconcelos sentiu que estava na hora de atender a população com um projeto sócio educacional.

Foi então que com a iniciativa do Pastor Zulmir Penno, foi criado o Centro Social e Recreativo Talita Cumi (do grego- menina levanta-te), por meio de um convênio assinado com a Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas de São Paulo – OASE/SP.

O Centro Social e Recreativo Talita Cumi atendia crianças de baixa renda do município, que além de educação de qualidade, alimentação e roupas, participavam de atividades recreativas.

Na época, o Centro Social e Recreativo Talita Cumi atendia a comunidade em dois endereços; na própria Igreja Luterana e no bairro Vila Santa Margarida. Tempos depois passou a ser referência e unificou o atendimento na sede da Igreja Luterana.

Com o tempo a instituição foi atraindo cada vez mais alunos; desde crianças de família de baixa renda à crianças de famílias tradicionais.

Mesmo sendo mantido unicamente com recursos da comunidade, da OASE – São Paulo e do Governo Federal, esses não eram suficiente para custear toda a estrutura do projeto. Então, em 1983, deu início paralelamente ao Centro Social e Recreativo Talita Cumi; o Recreio Infantil Peixinho Dourado.

O Recreio Infantil Peixinho Dourado surgiu para fornecer a mesma educação de qualidade do Centro Social e Recreativo Talita Cumi, porém com mensalidades atendendo os anseios das famílias tradicionais que tinham condições para pagar pela educação de seus filhos. Os recursos do pagamento de mensalidades ajudavam a custear as despesas do projeto.

Ao longo dos anos e com o desenvolvimento de uma educação de qualidade, surgiu por iniciativa dos próprios pais, a proposta de ampliar ainda mais este projeto. Em 1992 foi realizada uma Assembléia Geral da Comunidade Luterana, onde formou-se uma comissão para iniciar outro projeto denominado “Projeto Figueira”.

Este projeto proporcionou por meio do auxílio dos membros da Comunidade Luterana e pais de alunos, a cobertura do ginásio poliesportivo, a construção de salas de aula, biblioteca, laboratório e estruturas para expansão da iniciativa.

Em 1994, foi atendida as expectativas dos pais e O Peixinho Dourado passou a ser o Instituto Educacional Luterano, atendendo inicialmente a primeira série e serviços de secretaria. Consecutivamente, proporcionou a formação das séries iniciais levando os alunos até a oitava série, completando o ciclo do ensino fundamental.

O ano de 2002 foi marcado pela inclusão do Ensino Médio, que passou a fazer parte da educação de qualidade oferecida pela instituição.

Atualmente, o Instituto Educacional Luterano e o Projeto Social Talita Cumi, atendem alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio e se integra a Rede Sinodal de Educação, que reúne mais de 50 escolas confessionais luteranas em todo Brasil.

Como instituição confessional, o Instituto Educacional Luterano possui identidade clara e definida em princípios éticos e religiosos, sempre respeitando a consciência de cada um.

O colégio se destaca pela busca constante do dinamismo e valores éticos, sendo uma instituição que promove, desenvolve e valoriza atitudes de amor, respeito, responsabilidade e justiça, juntamente com uma equipe de professores e funcionários que primam pela excelência e pela qualidade do atendimento e do ensino.