O Ensino Fundamental II, curso regular, do Instituto Educacional Luterano prioriza a integração e o acolhimento dos alunos em seu mais complexo estágio de desenvolvimento: a adolescência.
As preocupações com as mudanças, com as manifestações de opiniões próprias, com as contribuições em resoluções de problemas, levam ao Instituto Educacional Luterano sempre inovar suas possibilidades e desenvolver uma proposta de trabalho com nossos alunos nessa fase, complexa, pautada na criatividade, na originalidade, na capacidade de transgredir modelos e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Como escola particular, com estreito vinculo confessional, pauta seu projeto em valores e princípios luteranos, traduzindo-os na visão de um cidadão ativo no mundo, de sociedade e de uma cultura que determinam o perfil do aluno ingressante nesta instituição.
O Instituto Educacional Luterano posiciona-se de forma definida diante desses elementos, procurando manter uma relação equilibrada entre tradição, cultura e inovação: entre o que precisa ser preservado e o que deve ser transmitido às novas gerações, considerando os avanços em relação aos movimentos que o mundo moderno nos impõem. Educar, neste sentido, significa educar para a liberdade, para a vida em comunidade e para a solidariedade entre as pessoas. A participação como agente ativo no processo de aprendizagem é um dos maiores compromissos da escola, na busca pela qualidade de ensino.
Assim, o Instituto Educacional Luterano, tem como objetivo proporcionar aos nossos alunos a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, capacitando-os para o exercício da cidadania. Para isto, oportuniza a apropriação de conhecimentos significativos, incorporando experiências anteriores num processo de ampliação da capacidade de compreensão, elaboração e representação da realidade.
Partindo de seus princípios de que cada pessoa constrói seus conhecimentos, o Instituto Educacional Luterano valoriza a pesquisa. Incentiva a leitura e a discussão e enfatiza as produções próprias como forma de registro real de conhecimentos construídos.
Os professores do Instituto Educacional Luterano desenvolvem um trabalho planejado, com intervenções contínuas, diretas e indiretas, nas vivencias dos alunos, organizando-as de forma a possibilitarem a apropriação do saber sistematizado. Sempre acompanhados de perto pela Coordenação Pedagógica que atua fortemente nas salas de aulas acompanhando os alunos e professores diariamente.
Não poupamos esforços para motivar e mobilizar os familiares e/ou responsáveis a participarem das Reuniões de Pais e toda vez que suas presenças forem necessárias para dialogar a respeito de desenvolvimento escolar de seus filhos. Também são realizados esforços no sentido de incentivar alunos, pais, familiares e comunidade a participarem ativamente dos diversos eventos promovidos pela escola.
A escola procura criar um ambiente prazeroso, no sentido de programar atividades que despertem o interesse do aluno para sua participação, evitando assim, ocorrer problemas quanto à frequência. As ações de apoio à aprendizagem acontecem através de acompanhamento constante da coordenação, observando avanços e dificuldades para que ocorram intervenções satisfatórias.